fbpx

Saúde ocular no trabalho: saiba como proteger sua visão

Saúde ocular no trabalho: saiba como proteger sua visão

Os trabalhos têm diferentes requisitos visuais, riscos para a visão e funcionamento ocular de acordo com as funções e ambientes em que são executados. 

Essa situação exige que você tenha hábitos para cuidar da sua saúde ocular, que o ajudarão a cuidar dos olhos, evitar acidentes de trabalho, além de trabalhar confortavelmente.

Desde trabalhos que exigem uso prolongado de computadores e telas de dispositivos, até aqueles em construção ou fabricação onde a exposição a líquidos, partículas ou detritos voadores é uma preocupação, cuidar dos olhos deve ser uma prioridade. 

Aqui, compartilhamos os principais hábitos que ajudarão você a manter a saúde ocular no trabalho. Acompanhe!

O que significa saúde ocular no trabalho?

A saúde ocular no trabalho está associada à higiene visual. Isso significa que, quando estamos no local de trabalho, devemos enxergar com conforto e clareza, sem fadiga visual. 

Os colaboradores devem estar cientes das dificuldades do uso prolongado da visão durante o horário de trabalho e de como os olhos podem se cansar se não fizerem pausas frequentes e tomar precauções especiais em relação às vistas. 

A higiene visual também abrange os efeitos que a luz ultravioleta (UV) e certos comprimentos de onda da luz azul têm no olho ao trabalhar.

Então, como devemos cuidar de nossos olhos no local de trabalho?

Com a prevenção adequada, é possível eliminar consideravelmente os problemas oculares. Acompanhe as dicas abaixo e veja como atitudes simples podem contribuir muito para sua saúde ocular no trabalho.

1. Prevenir a síndrome da visão computacional

Se seu trabalho envolve passar horas prolongadas na frente do computador, você pode desenvolver alterações oculares induzidas pela luz azul. 

É aconselhável o uso de óculos de computador e a instalação de telas antirreflexo nos monitores. 

Descansar e piscar os olhos regularmente também pode ajudar a prevenir a fadiga ocular.

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

2. Esteja atento aos riscos potenciais para os olhos

As lesões oculares podem vir de diferentes causas. Poeira, concreto e outras partículas podem entrar em seus olhos, especialmente se você estiver trabalhando em uma fábrica de construção ou mineração. 

Você também deve ter cuidado com produtos químicos e substâncias nocivos que podem cair nos seus olhos.

Para profissionais de saúde, recomenda-se o uso de óculos de proteção para impedir que derramamentos de sangue ou outros fluidos corporais entrem em contato com os olhos. 

Algumas infecções, como hepatite ou HIV, podem ser transmitidas dessa maneira.

3. Para quem trabalha sobre duas rodas

A proteção visual é um dos aspetos mais importantes na condução de uma moto. Um motociclista deve proteger os seus olhos em todos os momentos da condução, pois da perda momentânea da visão poderão resultar acontecimentos catastróficos. 

Para que tal não aconteça, é necessário que o condutor tenha óculos que o proteja do sol, do vento, das poeiras e até dos mosquitos, ou escolher um capacete que ofereça a cobertura total da cabeça, com uma viseira anti-risco e que não deixe embaçar. 

4. Modifique as configurações de vídeo do seu computador

Para o maior conforto do seu computador, considere ajustar as configurações de exibição. Aqui estão algumas dicas sobre como ter uma tela de computador amigável:

  • Brilho: ajuste o brilho da tela do computador para que seja aproximadamente o mesmo da estação de trabalho ao redor.
  • Tamanho do texto: seus olhos se esforçam para ler textos pequenos. Aumente o tamanho do texto para dar uma pausa nos olhos!
  • Temperatura de cor: Reduzir a temperatura da cor da tela reduz a quantidade de luz azul emitida. Isso reduzirá a fadiga ocular a longo prazo.

 5. Não negligencie os exames de visão

É aconselhável realizar um exame de visão uma vez por ano, para que possíveis problemas oculares possam ser detectados precocemente e tratados antes que as estruturas oculares enfraquecem. 

Embora aparentemente você não tenha nenhum problema, não esqueça essa revisão.

Cuidar da sua visão deve ser algo que você pensa diariamente. Não importa onde você trabalha, tire um segundo e pense na sua saúde ocular. Faça pausas e tome medidas de precaução.

Estar ciente dos riscos potenciais e colocar em prática as medidas preventivas de segurança é a melhor maneira de garantir a saúde ocular no local de trabalho

Atenção: o conteúdo deste blog não se destina a substituir os cuidados médicos, diagnósticos ou tratamentos profissionais. Sempre procure atendimento especializado com promotores de saúde com perguntas específicas sobre sua condição.

Venha nos ver

Se você estiver sofrendo de fadiga ocular, agende uma consulta para um exame de visão abrangente. Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​