fbpx

Saiba como a alimentação influencia na saúde dos olhos

Saiba como a alimentação influencia na saúde dos olhos

Hoje em dia, com a grande quantidade de informações ‘personalizadas’ sendo lançadas através de plataformas de mídia social, é difícil saber o que é real e o que não é. 

Quando se trata da saúde ocular, é importante que todos façam a devida averiguação e saibam quando uma alegação é falsa. 

Por exemplo, a alimentação realmente influencia na saúde dos olhos? 

Vamos explorar este assunto na postagem de hoje? Acompanhe com a gente!

Primeiro vamos entender como os nutrientes alimentam nossos olhos

Você já ouviu falar que muitos alimentos fornecem nutrientes vitais para os nossos olhos? As cenouras, por exemplo, são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A pelo fígado. 

Essa vitamina ajuda a proteger a retina e a córnea do olho entre outras partes da visão. Ou seja, uma falta grave de vitamina A pode causar cegueira da visão noturna e olhos secos. 

Outros alimentos que podem ajudar os olhos incluem folhas verdes e frutas cítricas com alto teor de vitamina C; uma vitamina importante que ajuda a manter e aumentar o tecido ocular além do colágeno.

Então, quais nutrientes devo considerar?

Algumas evidências mostram que vitaminas e minerais antioxidantes da dieta (A, C, E e o zinco mineral) podem ajudar a impedir a progressão da degeneração macular.

A retina, especialmente a mácula, é considerada um ambiente de alto estresse oxidativo, o que significa que há uma abundância de radicais livres — moléculas que danificam proteínas e DNA nas células. 

A luteína e a zeaxantina (substância responsável pela cor de peixes, aves, flores e alimentos) são carotenoides encontrados na retina, e a ingestão alimentar desses compostos tem propriedades antioxidantes e melhora a densidade de pigmentos na mácula — área central da retina. 

Esse pigmento protege as células na área macular absorvendo o excesso de luz azul e ultravioleta e neutralizando os radicais livres. 

A ingestão dietética do ácido graxo ômega-3 também é muito importante para a saúde da retina. 

 

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Encontrando os nutrientes

Você encontrará luteína e zeaxantina na maioria das frutas e legumes, especialmente nas variedades de amarelo, laranja e folhas verdes. 

As gemas são uma fonte ainda mais rica desses nutrientes. Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em peixes de água fria, linhaça e nozes. 

Boas fontes de zinco incluem carnes vermelhas e mariscos. Você encontrará as vitaminas A, C e E em muitos vegetais, frutas, nozes e sementes.

Dicas alimentares para a manutenção de uma boa saúde dos olhos

Os melhores alimentos para a saúde e visão oculares serão aqueles que oferecem os nutrientes conhecidos por apoiar a saúde e a função ocular. Destacamos alguns para você:

  • Peixes: Como já mencionamos, são excelentes fontes de ácidos ômega-3. 
  • Brócolis: os brócolis oferecem vitamina C, bem como luteína e zeaxantina.
  • Nozes e legumes: algumas nozes são ricas em ômega-3 e vitamina E, tornando-as uma fonte fácil e inteligente de nutrientes saudáveis ​​para os olhos. Escolhas saudáveis ​​incluem nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e lentilhas.
  • Sementes: muitas sementes, incluindo cânhamo e chia, também são ricas em ômega-3 e vitamina E.
  • Frutas cítricas: frutas cítricas, como limões e laranjas, são ótimas fontes de vitamina C.
  • Ovos: com ômega-3, luteína e vitamina E, os ovos ricos em proteínas são uma potência na saúde dos olhos. 
  • Verduras: além de fornecer vitamina C, as verduras, espinafre e couve, são ricas em Luteína e Zeaxantina. 
  • Carne: enquanto algumas carnes, incluindo frango e lombo de porco, contêm zinco, a carne bovina oferece níveis mais altos desse mineral vital. Outras fontes de zinco incluem alguns iogurtes, nozes e feijão.

Conclusão

Respondendo à pergunta que fizemos no início do texto, a alimentação influencia, sim, na saúde dos nossos olhos

Isso significa que uma alimentação saudável pode, no mínimo, garantir que você esteja fazendo sua parte para fornecer aos seus olhos os nutrientes necessários para mantê-los saudáveis. 

Por outro lado, comer uma dieta desequilibrada de forma consistente certamente afetará seu corpo de uma maneira ou de outra, o que pode afetar também os seus olhos. 

Finalizamos aqui a nossa discussão de hoje! Lembrando sempre de que todos os alimentos precisam ser consumidos nas quantidades adequadas a cada indivíduo.

Você tem mais perguntas sobre sua saúde ocular? Queremos ajudar você!

Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​