fbpx

Presbiopia: tudo o que você precisa saber sobre essa condição

Presbiopia: tudo o que você precisa saber sobre essa condição

Você precisa de óculos para ler claramente? Você está segurando o telefone à distância para responder às suas mensagens de texto? Então você pode ter uma condição ocular conhecida como presbiopia (diminuição de visão de perto).

Em suma, a presbiopia é uma alteração ocular que afeta todos quando atingem entre os 40–45 anos de idade. Nesse ponto, os objetos de perto começam a ficar embaçados.

Mas, o que acontece com nossos olhos quando envelhecemos? O que exatamente é a presbiopia? E quais opções estão disponíveis para corrigi-lo? 

Aqui, estão algumas informações que ajudarão a explicar essa condição ocular relacionada à idade.

O que é Presbiopia?

Presbiopia é quando seus olhos perdem gradualmente a capacidade de ver as coisas claramente de perto. É uma parte normal do envelhecimento. 

De fato, o termo “presbiopia” vem de uma palavra grega que significa “olho velho”. Você pode começar a notar presbiopia logo após os 40 anos. 

O que causa a presbiopia?

Simplificando: idade. Nos olhos jovens, a lente dentro do olho é capaz de flexionar facilmente para focar rapidamente em coisas diferentes.

À medida que os olhos envelhecem, as lentes começam a perder sua flexibilidade. Devido ao lento endurecimento da lente, o olho se torna menos eficaz ao focalizar a luz na retina.

Quando envelhecemos, a lente se torna menos elástica e não pode mais mudar de forma para colocar as coisas em foco claramente.

As fibras musculares que circundam a lente também são afetadas pelo envelhecimento, diminuindo ainda mais a capacidade de foco. 

Diagnóstico

Se você tiver algum dos sintomas abaixo, pode estar desenvolvendo presbiopia — principalmente se tiver 45 anos ou mais. 

Dentre os sinais comuns, incluem:

  • Tensão ocular;
  • Dores de cabeça e/ou fadiga;
  • Dificuldade em ler textos de perto;
  • Segurar itens como revistas ou jornais à distância para ler melhor.

E o tratamento para presbiopia? Preciso de lentes especiais?

Se você nunca precisou de correção da visão antes, um simples par de óculos de leitura pode ajudá-lo a ler ou executar tarefas de visão de perto.

Seu optometrista também pode prescrever lentes bifocais, trifocais ou de óculos multifocais, que possuem “zonas” diferentes que permitem ver a distância.

Diferentes tipos de lentes podem fornecer correção da para presbiopia:

Lentes progressivas geralmente são escolhidas pela maioria das pessoas. 

Essas lentes permitem ver claramente todas as distâncias sem “linhas bifocais” visíveis nas lentes.

Para obter a melhor visão, conforto e aparência, é indicado as lentes progressivas com revestimento antirreflexo. 

O revestimento AR elimina reflexos perturbadores nos seus óculos que podem interferir na condução noturna e impedir que outras pessoas vejam seus olhos claramente.

Lentes de contato multifocais e bifocais também estão disponíveis para pessoas com presbiopia. 

Existem tratamentos permanentes para a presbiopia?

Ainda não existem tratamentos definitivos para a presbiopia. Mas, a cirurgia de correção da visão pode liberá-lo da necessidade de usar óculos ou lentes de contato, ou pelo menos torná-lo menos dependente deles.

Tratamentos cirúrgicos

Você pode ser submetido a um procedimento cirúrgico como o LASIK e ter um olho corrigido para visão a distância e o outro olho corrigido para visão de perto.

Isso pode ajudar a reduzir sua dependência de lentes corretivas, mas, com o avanço da idade, você pode precisar de óculos novamente.

Troca de lente refrativa

Esta cirurgia substituirá a lente natural do seu olho por uma lente intraocular artificial (LIO) para corrigir a presbiopia.

Embutimento da córnea

Se você tiver uma boa visão à distância, seu especialista poderá implantar um revestimento corneano (lentes minúsculas) na córnea do seu olho não dominante. Isso aumentará sua visão de perto e manterá a visão à distância.

Presbiopia faz parte do envelhecimento

Como você pode ver, a presbiopia é uma parte natural do processo de envelhecimento, e todos nós vamos ter que lidar com isso algum tempo depois dos 40 anos. 

Portanto, se você começar a notar sinais e sintomas de presbiopia, marque sua consulta com um optometrista para fazer um exame e avaliar as melhores opções de tratamento.

Saiba aqui a importância de realizar exames preventivos para a visão.E se você tiver alguma dúvida ou sentir algum destes sintomas, ligue para (48) 3522-2095. Você também pode agendar o seu horário aqui!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​