Seus olhos não são apenas as “janelas da alma”, mas, sua “janela do mundo”, portanto, ter boa visão é fundamental para a qualidade de vida, e as diretrizes para isso são bem simples. 

A maioria das coisas que vamos abordar nesse post, talvez você já saiba e, de fato, os especialistas também incentivam — falaremos sobre as virtudes de um estilo de vida saudável. 

Existem alguns cuidados que são acessíveis a todos e que ajudam a manter a qualidade de vida e uma boa visão. Confira alguns desses cuidados e mantenha a sua saúde ocular em dia.

Principais cuidados que devemos ter para garantir uma boa visão

Algumas atitudes no dia a dia são importantes para você garantir uma boa visão. Confira as dicas abaixo:

Dieta saudável = Visão saudável

Sim, começa tão simples quanto isso; você é o que você come e a sua visão também. 

Alimentos ricos em nutrientes como vitamina C, E, zinco, luteína e ácidos graxos ômega-3 fortalecem os olhos contra problemas oculares relacionados à idade, como catarata e degeneração macular, além de contribuir para uma boa visão.

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Faça exames físicos regulares para detectar diabetes e pressão alta

Certamente, essas doenças podem causar problemas oculares se não forem tratadas. Em particular, diabetes e pressão alta podem levar à perda de visão devido a retinopatia diabética, degeneração macular e derrame ocular.

Pare de fumar

Ainda não conseguiu parar de fumar? Precisa de alguma motivação adicional? 

Que tal não adquirir catarata, degeneração macular e retinopatia (além de vários outros problemas de saúde)? 

De acordo com pesquisas, a probabilidade dos fumantes serem afetados por essas condições debilitantes dos olhos aumenta duas a três vezes. 

Então, aqui está a dica para aqueles que buscam ter uma boa visão, pare de fumar, ok?

Proteja seus olhos da luz UV 

Se você considerou os óculos de sol um mero acessório de moda, pense novamente, portanto, um bom par de óculos de proteção UV pode bloquear 100% dos raios UV prejudiciais. 

Caso você esteja se perguntando, também estão disponíveis lentes de contato com proteção UV.

Não subestime o poder dos óculos de proteção

Os óculos de segurança são altamente recomendados se você for exposto a algum tipo de material perigoso no ar, no trabalho ou mesmo em casa. 

E não é só isso: recorra a óculos de proteção se você pratica esportes como hóquei no gelo, lacrosse (esporte de equipe) ou squash/raquetebol.

Evite exposição excessiva as telas de computador

Além de causar dor no pescoço, costas e ombros, olhar muito para a tela do computador pode afetar gravemente a saúde ocular

Alguns dos problemas oculares que você pode obter devido à exposição excessiva às telas do computador incluem:

Algumas medidas de proteção incluem:

Realize um exame de Optometria anual

Nunca “desvalorizar” a importância de um exame de vista regular. Seus olhos precisam de cuidados especializados porque são um dos órgãos mais importantes do seu corpo. 

Portanto, os especialistas recomendam fazer um exame de vista completo pelo menos uma vez ao ano. Alguns dos componentes essenciais de um exame de Optometria abrangente podem incluir:

No entanto, seu especialista pode antecipar problemas de visão, tendo em conta o histórico familiar, os problemas de saúde ou as contingências da vida profissional, definindo a melhor forma de proteger a sua visão. 

Conclusão, o que você também precisa saber é: não podemos corrigir a visão sem ajuda profissional. Contudo, com ferramentas, com uma boa nutrição e qualidade de vida, você consegue ter uma boa visão. 

Fica aqui as nossas dicas. Ah! Além das informações acima, não deixe de consultar com o seu Optometrista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *