fbpx

Principais causas do aumento da miopia na atualidade

Principais causas do aumento da miopia na atualidade

Como um dos distúrbios oculares mais comuns em todo o mundo, houve um aumento alarmante da miopia ao longo dos anos, e com a condição começando em idades mais jovens do que nunca.

Para colocar isso em perspectiva, o banco de dados da OMS mostra que de 2020 a 2040 a miopia alta no Brasil aumentará 89%. 

Passa de 6,8 milhões de casos para 12,9 milhões — e não há evidências de que a condição esteja diminuindo. 

Então, o que está por trás do aumento da miopia? Por que está se tornando dramaticamente mais comum? E o que pode ser feito para controlar o progresso da condição? Falaremos sobre isso no artigo de hoje. 

O que é realmente miopia?

miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, isto é, os objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva. 

 

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Principais causas do aumento da miopia

A causa exata da miopia não é completamente compreendida, mas, vários fatores contribuem para esse erro de refração:

O primeiro é a genética — mais de 150 genes propensos à miopia foram identificados nos últimos anos. 

Um desses genes por si só, pode não causar a doença, mas as pessoas que carregam vários desses genes têm um risco muito maior de ficar míope.

A miopia — juntamente com esses marcadores genéticos — pode ser transmitida de uma geração para a outra. Quando um ou ambos os pais são míopes, há uma chance maior de que seus filhos desenvolvam miopia.

O outro principal fator de risco para a miopia é focar os olhos de perto por longos períodos de tempo, por exemplo, ler ou olhar para as telas de computadores, tablets e smartphones. 

Como a miopia faz com que a visão à distância de uma pessoa fique embaçada, estrabismo é o sinal de marca de que uma pessoa está ficando míope. 

Estrabismo reduz o tamanho da abertura através da qual a luz entra no olho. Isso cria um “efeito de câmera pinhole”, que faz com que objetos distantes pareçam um pouco mais claros.

Açúcar em excesso: o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar pode afetar sua a visão. 

No caso da miopia, esse ingrediente provoca o aumento da produção de insulina no corpo que, por sua vez, interfere no crescimento do olho.

Quanto menos tempo ao ar livre, pior a visão

Dada a dimensão do problema, muitos especialistas tentam entender as causas do surgimento desse defeito ocular.

O aumento está muito atrelado à educação, ao tempo em que se permanece lendo, principalmente com atividades realizadas dentro de casa.

A luz solar estimula a produção de dopamina intraocular através das células amácrinas da retina. 

A dopamina é um neurotransmissor que bloqueia o alongamento do olho durante o seu desenvolvimento e ocorre principalmente durante o dia. 

Estima-se que, se a iluminação é fraca, o que acontece em ambientes internos, seu ciclo é interrompido, o que tem consequências no crescimento dos olhos.

Como podemos controlar o aumento da miopia?

Prevenção é a chave. Citaremos três diretrizes fáceis de seguir que podem ajudar a prevenir problemas oculares e diminuir a miopia:

  • A regra 20-20-20: ao trabalhar em uma tela de computador, é essencial que a cada 20 minutos uma pausa de 20 segundos seja feita. “Você precisa deixar o olho descansar, relaxar e evitar problemas como fadiga ocular”.
     
  • Mais tempo ao ar livre: recomenda-se que crianças e adultos passem mais horas ao ar livre durante todo o ano. Você também não pode esquecer de proteger sua visão da luz solar.
  • Finalmente, em termos gerais, todos podem cuidar de sua visão controlando sua posição ao sentar e ler, bem como a luz que recebem.

Tudo para evitar forçar o olho e que ele seja submetido a um esforço para o qual não está preparado. 

Com toda a certeza, o aumento dos casos de miopia em todo o mundo serve como um alerta para cuidarmos melhor da saúde dos nossos olhos. 

Pois, como vimos, a OMS já considera a doença como a “epidemia do século”, já que as estimativas apontam que mais da metade da população mundial será míope. Preocupante!

Então, para não entrar nas estatísticas, adote hábitos de vida mais saudáveis para você e para toda a família. Fique atento!A saúde dos olhos é um assunto interessante para você? Então, acompanhe as novidades do blog do Instituto Optométrico dos Olhos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​