fbpx

O que é optometrista e como ele pode te ajudar?

O que é optometrista e como ele pode te ajudar?

Para começar, vamos a pergunta: você sabe o que é um optometrista? Pois é! Essa profissão existe. Mas, será que o trabalho dele é o mesmo de um oftalmologista?

A maioria das pessoas identifica o profissional com “aquela pessoa de jaleco branco” que está dentro da clínica oftalmológica.

Porém, existem diferenças entre o optometrista e o oftalmologista. Cada um tem um papel fundamental no atendimento completo do diagnóstico e tratamento de doenças do sistema visual.

No artigo de hoje, você saberá o que é optometrista, quais as suas funções e as principais diferenças com um oftalmologista. Acompanhe!

Afinal, o que é um optometrista e o que ele faz?

optometrista é um especialista encarregado dos cuidados com a visão que, diferentemente do oftalmologista, não possui treinamento médico, embora faça estudos complexos por 5 anos sobre o olho humano para fornecer um atendimento abrangente à visão que inclui detecção de problemas refrativos visuais.

Em outras palavras, o optometrista tem a função de:

  • Detectar distúrbios da visão; 
  • Identificar doenças oculares; 
  • Determinar problemas de refração (como miopia, astigmatismo, visão cansada/presbiopia); 
  • Oferecer a correção desses problemas, através de óculos, lentes de contato ou terapia e reeducação visual. 

Além disso, o optometrista é treinado para prescrever diferentes tipos de lentes com a graduação adequada para corrigir esses distúrbios refrativos.

Com alguma frequência, ele é o primeiro profissional a detectar transtornos sem sintomas, como hipertensão ou diabetes.

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Você deve estar perguntando: existe diferença entre optometria e oftalmologia? Sim, claro.

O optometrista é um profissional responsável pelos cuidados primários da visão. 

Ou seja, esse profissional pode examinar, diagnosticar e tratar alterações do sistema visual — assim como identificar alterações oculares e sistêmicas que estejam afetando a estrutura ocular.

O oftalmologista é um profissional médico, que passou por residência em oftalmologia, possibilitando em diagnosticar, tratar e operar doenças que afetem o globo ocular. 

Para se tornar oftalmologista é necessário 6 anos de formação em Medicina, além de 3 anos de residência em Oftalmologia.

Trabalho coordenado entre oftalmologista e optometrista

Ambos os profissionais devem trabalhar em conjunto para resolver os problemas visuais e oculares dos pacientes.

Por isso, muitas vezes, existem optometristas em clínicas oftalmológicas.

Com que frequência devo visitar um optometrista?
É essencial que você faça visitas regulares ao seu optometrista, independentemente de quão boa sua visão está.

As consultas são fundamentais para identificar problemas que necessitam de tratamento especializado, como a retinopatia diabética e o glaucoma.

Pessoas diabéticas devem efetuar exames oculares com maior frequência, pois existem potenciais complicações de diabetes, que estão associadas à cegueira. 

Da mesma forma, as pessoas que têm histórico de doenças oculares na família, como a degeneração macular e glaucoma, também devem visitar o optometrista com mais frequência, pois têm um risco maior de as desenvolverem.

Conclusão

Quando conhecemos melhor as funções de cada profissional, a escolha de onde ir primeiro se torna mais fácil.

Sua visão é essencial para todos os aspectos da sua vida, por isso é importante que você tenha acesso ao especialista certo.

Ao escolher um optometrista ou um oftalmologista, é importante que você saiba que ambos desempenham um papel importante em relação à sua saúde ocular. 

Agora que você conhece as diferenças entre eles, tem uma ideia mais clara sobre a quem recorrer quando seus olhos precisam de atenção médica.

Pronto para tomar uma decisão séria sobre seus cuidados com a visão?

Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita. Aqui, você tem uma equipe de profissionais que podem ajudá-lo a ter a melhor visão. Estamos esperando por você!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​