fbpx

Importância dos exames preventivos para a visão

Importância dos exames preventivos para a visão

Um exame de visão pode dizer muito sobre sua saúde (no geral) e é por isso que é importante fazer exames preventivos para a visão, que podem mostrar sinais de que algo não está certo no seu corpo, mesmo antes do aparecimento dos sintomas da doença. 

Você quer um exemplo? A hepatite pode ser identificada devido ao amarelecimento dos olhos.

Mas, você sabe por que os exames de visão são tão importantes, quando eles devem ser realizados e o que devem incluir? 

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Por que os exames optométricos são tão importantes?

Bom, podemos dizer que os nossos olhos são a “janela da alma”, pois eles fornecem aos optometristas uma visão clara dos vasos sanguíneos e, portanto, fazer exames preventivos para a visão pode lhe dizer muito sobre sua saúde geral.

Um exame completo pode detectar problemas sérios, como:

  • Diabetes; 
  • Lúpus; 
  • Pressão alta; 
  • Colesterol alto e; 
  • Doenças oculares, como Glaucoma e Degeneração Macular.

É por isso que, se você fizer os exames preventivos da sua visão regularmente, poderá detectar esses problemas mais cedo e evitar complicações sérias.

Quantas vezes você deve fazer exames preventivos para a visão?

A consulta regular com um optometrista é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida.

A consulta inclui um check-up geral do estado de saúde dos seus olhos, permitindo o diagnóstico precoce de doenças oculares, como a diabetes, a degenerescência macular ou o glaucoma, para que possa prevenir o aparecimento de sintomas mais graves.

Uma consulta de optometria servirá, sobretudo, para diagnosticar a falta de óculos ou para mudar para uns óculos mais atualizados e adequados à sua visão atual. 

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Tipos de exame preventivo de visão:

Um abrangente exame de visão pode incluir, sem limitação, os seguintes testes:

História do paciente

O especialista perguntará sobre qualquer problema de visão que você esteja tendo no momento e sobre sua saúde geral. 

Além disso, no seu histórico incluirá, quando os sintomas oculares começaram, os medicamentos que você está tomando e quaisquer condições ambientais ou relacionadas ao trabalho que possam estar afetando sua visão. 

Acuidade visual

A falta de acuidade visual pode ser resultado de uma doença ocular, como a miopia, hipermetropia, a presbiopia ou o astigmatismo. 

Esses problemas de visão são facilmente tratáveis com óculos graduados. 

Testes preliminares

Os testes preliminares podem incluir avaliações da percepção de profundidade, visão de cores, movimentos dos músculos oculares, visão periférica ou lateral e a maneira como suas pupilas respondem à luz.

Oftalmoscopia (Exame de fundo de olho)

A oftalmoscopia é um teste que permite ao optometrista observar a parte de trás do olho. Essa parte do seu olho é chamada de fundo, e consiste em:

  • Retina;
  • Disco óptico;
  • Veias de sangue.

Esse exame faz parte da rotina para rastrear doenças oculares. Mesmo indivíduos que não têm problemas oculares ou doenças que predispõem a males na região dos olhos, como hipertensão arterial e diabetes, precisam fazer o exame anualmente, especialmente se já passaram dos 40 anos.

Você sabia que através dos exames preventivos de visão é possível detectar outros problemas graves de saúde? 

Nossos olhos também funcionam como um “scanner” eficaz para nossa saúde geral.

Isso porque durante um exame de visão completo, o especialista pode observar e avaliar a saúde e o estado dos vasos sanguíneos da retina, que são um bom indicador da saúde em todo o corpo. 

Os exames de visão anuais são especialmente importantes para qualquer pessoa com diabetes ou que possa estar em risco de contrair a doença (devido à obesidade, histórico familiar ou outros motivos).

Nos estágios iniciais, a doença ocular do diabético não apresenta sintomas visíveis.

Somente um exame completo pode detectar os sinais da doença; portanto, o tratamento pode começar imediatamente para evitar a perda da visão.

Não adie seu exame optométrico!

Mesmo que você tenha uma visão perfeita, a realização de exames preventivos para a visão pode ser uma das melhores opções para proteger sua saúde e bem-estar. 

Portanto, não adie mais!

Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​