fbpx

Mulheres que usam cílios fio a fio: cuidados para não prejudicar a visão

Mulheres que usam cílios fio a fio: cuidados para não prejudicar a visão

O uso de cílios fio a fio pode dar uma aparência mais marcante sem usar muita maquiagem; no entanto, a busca por cílios mais longos, grossos e escuros, e olhos que pareçam maiores, não vem sem riscos. 

Apesar da promessa tentadora, o procedimento pode colocar em perigo não só a beleza, mas também a saúde os olhos de quem opta pelo tratamento.

É um procedimento que apresenta riscos como trauma, infecção da pálpebra ou córnea, além de reação alérgica à cola ou perda permanente ou temporária dos cílios.

E tem mais! Apesar do lindo destaque que confere ao olhar, o acessório pode causar irritação nos olhos e até prejudicar a visão. Vamos entender melhor esse assunto no artigo de hoje?

Os cílios têm um objetivo

Seus cílios naturais são projetados para reduzir o fluxo de ar para os olhos, manter o excesso de umidade e filtrar a luz solar. 

Por natureza, os olhos estão úmidos devido a um filme lacrimal que os protege. Os cílios também mantêm o excesso de umidade fora dos olhos, como suor e chuva, e também ajudam a filtrar os perigosos raios solares. 

Sua forma e posição curvadas são o que ajuda a proteger os olhos do excesso de umidade e da luz solar.

Os riscos de usar cílios fio a fio

Se você usa cílios fio a fio ou está pensando em fazê-lo, precisa entrar nisso com os olhos bem abertos para entender os riscos associados. 

Sempre que houver um objeto estranho próximo ao seu olho, há o potencial de problemas. Os problemas mais comuns de usar cílios postiços incluem:

  • infecções oculares;
  • reações alérgicas;
  • danos aos seus cílios naturais;
  • lesões oculares.

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

Infecções oculares

As infecções podem ocorrer quando as bactérias se acumulam sob a cola dos cílios e no próprio cílio “falso”. 

Além disso, se você deixar cair os cílios em uma superfície antes de colocá-los, existe o risco de bactérias e sujeira prejudiciais penetrarem nos olhos. 

As infecções também podem resultar de não limpar a pálpebra após remover os cílios postiços ou compartilhá-los com um amigo, causando contaminação cruzada, o que pode levar a conjuntivite.

Reações alérgicas

As reações alérgicas são normalmente o resultado da cola usada para manter os cílios fio a fio no lugar, pois geralmente contêm formaldeído. 

Outras pessoas podem realmente ser alérgicas à fibra usada para fazer os cílios postiços. As reações alérgicas aos cílios podem causar ardor, queimação, inchaço ou erupção cutânea.

Danos aos seus cílios naturais

Usar cílios postiços também pode causar perda temporária ou permanente de seus próprios cílios. 

Retirar os cílios postiços pode causar a ruptura dos cílios naturais e danificar o folículo piloso. Quando isso acontece, seus próprios cílios podem nunca voltar a crescer.

Lesões oculares

Lesões oculares mais graves podem ocorrer se os cílios fio a fio irritarem a córnea ou se a cola engrossar e cair nos olhos, arranhando a córnea. 

Olho com Blefarite

A Blefarite é uma inflamação crônica que atinge a raiz dos cílios e é mais comum em pessoas com a pele clara, e pessoas mais jovens — devido à ação dos hormônios — e em pessoas com rosácea ou com dermatite seborreica. 

Portanto, esse grupo deve ter cuidado redobrado ao usar os cílios fio a fio ou fazer alongamento.

Soluções

A melhor solução para evitar os problemas oculares associados aos cílios postiços é não usá-los, mas, se for necessário, tente manter os olhos seguros:

  • limitando a quantidade de cola usada;
  • evitando cílios com glitter ou joias;
  • remoção cuidadosa dos cílios;
  • limpar a pálpebra após remover os cílios;
  • evitando cola com formaldeído;
  • não compartilhando seus cílios com outras pessoas.

Sinais de que você tem um problema ocular

Se, após usar cílios fio a fio, você desenvolver algum dos seguintes sintomas, consulte um optometrista imediatamente:

  • dor;
  • vermelhidão;
  • sensibilidade à luz;
  • visão embaçada;
  • inchaço;
  • entre outros sintomas.

Quer mesmo fazer? Então siga esses cuidados 

A escolha do profissional ou da clínica de estética onde irá fazer o alongamento deve ser criteriosa. 

Para evitar danos aos olhos, procure um maquiador ou esteticista certificado e um ambiente que respeite todas as normas de segurança e higiene.

Pois, como você pode ver, além de infecções e reações alérgicas, algumas pessoas realmente perdem os cílios no processo de tentar fazê-los parecer mais abundante. 

Se você tiver uma reação alérgica às extensões, não tente tirá-las, pois isso pode danificar seus olhos. 

Não tente tratar a reação, sozinho. Se você não fizer isso corretamente, os sintomas podem durar muito mais tempo. Em vez disso, consulte um especialista imediatamente.

E lembre-se: o velho e bom rímel também continua sendo uma arma poderosa e segura para valorizar o seu olhar!

Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​