Problema de visão é um termo amplo, usado para descrever qualquer imperfeição na capacidade de ver.
Segundo um estudo feito pela Academia Americana de Oftalmologia, até 2050, 49% das pessoas terão problema visual, mas a boa notícia é que 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou corrigidas.
Você simplesmente precisa entender os sintomas.
Confira a seguir, os sinais que podem identificar se você tem problemas de visão!
Sinais e sintomas de problemas de visão!
Os seguintes sinais e sintomas podem indicar um problema de visão ou uma condição urgente que pode causar perda significativa da visão ao longo do tempo, caso não seja tratada.
- Dor ocular súbita e grave;
- Dor recorrente ao redor do olho;
- Visão turva ou dupla;
- Olhos secos, irritados ou cansados;
- Vendo flashes de luz ou pontos flutuantes brilhantes repentinos;
- Sensibilidade incomum, até dolorosa, à luz ou brilho;
- Olhos ou pálpebras inchadas, vermelhos;
- Mudanças na cor da íris;
- Áreas brancas na pupila do olho;
- Desenvolvimento repentino de “moscas volantes”.
Diante a esses eventuais problemas de visão, que podem surgir a qualquer momento, é aconselhável efetuar uma consulta de vista, no mínimo, uma vez por ano.
Cuide da sua visão desde o primeiro sinal
Alguns cuidados simples e importantes podem garantir a sua saúde ocular e ajudar a evitar doenças irreversíveis no futuro. Você deve prestar atenção aos seguintes sinais:
Enxergar embaçado e os contornos borrados!
Isso pode estar indicando que há uma catarata. Quando se forma, produz visão embaçada, a luz é percebida mais suave e as cores menos vivas.
Os exames de vista devem ser realizados, pois o glaucoma pode não causa sintomas até que esteja muito avançado, portanto, é mais difícil reparar.
Você acha que vê “moscas voadoras” quando move os olhos?
Então, será necessário verificar se é um descolamento de retina. Isso acontece quando a camada externa e interna da retina se separam.
Se a retina “romper” aparecerem manchas pretas que se movem à sua frente, o que é conhecido como “mosca voadora”.
Não enxergar bem, algo que está longe!
É o sintoma clássico da miopia, e talvez, o distúrbio ocular mais conhecido; caracterizado pela dificuldade em enxergar com clareza, objetos que se encontrem distantes.
Isso faz com que o míope “force a vista” e, assim, surgem sintomas como dores de cabeça frequentes ou ao executar algumas tarefas (leitura, uso de computador, celular, etc.).
Como posso manter meus olhos saudáveis?
É muito melhor prevenir problemas oculares do que tentar minimizar o impacto na sua visão depois que eles começarem.
Confira abaixo, algumas dicas para manter seus olhos saudáveis:
- Consulte um Optometrista regularmente;
- Use óculos escuros para proteger os olhos do sol;
- Faça alimentações saudáveis, principalmente frutas e vegetais que contenham nutrientes importantes para a saúde ocular;
- Pare de fumar: o tabagismo é prejudicial aos olhos.
Pesquisas mostram que o tabagismo aumenta o risco de degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e catarata. Além disso, à fumaça do cigarro irrita os olhos e piora os olhos secos.
Outra dica importante: se você usa óculos, cuide deles
Se você usa óculos, aqui vai à dica: manuseie seus óculos com cuidado. Eles são aparelhos de alta tecnologia, feitos sob medida que cumprem uma função muito importante — eles ajudam você a ver.
Portanto, se eles ficarem “desajustados”, sua capacidade de enxergar de forma clara ou confortável poderá ser comprometida.
Consulte um Optometrista
Se você perceber algum destes sintomas, consulte um Optometrista o mais rápido possível.
Mesmo se você não tiver nenhum sintoma, é uma boa ideia fazer exames de visão regulares para acompanhar sua saúde ocular.
O Optometrista poderá fazer um exame de vista abrangente para verificar se você se beneficiaria do uso de óculos.
Venha realizar seu exame de vista no Instituto Optometrico dos Olhos, e fique sabendo qual o estado de saúde dos seus olhos. Nosso especialista tratará de tudo o que for necessário! RETIRAR
Espero que você tenha gostado do nosso post de hoje! Se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco: contato@institutooptometrico.com.br
Leitura complementar: