fbpx

10 cuidados para a saúde dos olhos: mantenha sua visão saudável!

10 cuidados para a saúde dos olhos: mantenha sua visão saudável!

Existem muitas medidas e recomendações simples de saúde visual que podemos tomar para evitar problemas de saúde ocular ou, pelo menos, minimizá-los e impedir que tenham consequências mais graves. 

No artigo de hoje, apresentaremos 10 dicas necessárias para manter uma visão saudável. Acompanhe!

Sugestões para ajudar a proteger seus olhos

Existem algumas ações que você pode fazer para ajudar a manter a saúde dos seus olhos, confira abaixo:

1. Visite o optometrista todos os anos

Lembre-se de que muitos problemas oculares não apresentam sintomas, portanto, é aconselhável consultar o seu optometrista pelo menos uma vez por ano para realizar um exame dos olhos.

Além disso, é a melhor maneira de diagnosticar e corrigir erros de refração que, se não forem controlados, podem causar fadiga ocular.

2. Use óculos de proteção com antirreflexo

Mais do que um luxo, os óculos antirreflexo tornaram-se uma necessidade para cuidar da saúde dos olhos, pois evitam que as luzes artificiais causem um excesso de tensão à sua visão. Recentemente algumas pesquisas têm demonstrado que a luz azul, ao incidir na retina, acelera o envelhecimento dessas células, podendo causar a DMRI de forma precoce.

3. Cuide dos seus óculos como se fossem os olhos

Não importa se eles são usados ​​o tempo todo, apenas para leitura ou trabalhar no computador, os óculos devem sempre ser bem guardados e livres de arranhões.

Eles devem ser limpos com água e somente com produtos ópticos, pois, outros produtos químicos podem danificar a lente.

4. Lubrifique os olhos

Ao longo do dia, os olhos podem perder a lubrificação e apresentar sintomas irritantes, como vermelhidão, dor e irritação.

No caso de sofrer de olho seco, é melhor ter algum tipo de colírio ou lágrimas artificiais para umedecê-los e ajudar a manter uma visão saudável — mas lembre-se, qualquer medicação só pode ser indicado pelo seu especialista.

5. Proteja os seus olhos do sol

A radiação ultravioleta é a principal responsável por vários distúrbios oculares que diminuem sua capacidade.

É essencial protegê-los usando óculos escuros com filtro solar que inibem a ação desses raios.

6. Melhore a alimentação

Uma dieta rica em nutrientes, ajuda fundamentalmente a manter uma visão saudável. Ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais protegem a retina e atrasam o envelhecimento das estruturas oculares. Não deve faltar na dieta:

  • Vitamina A, C, E;
  • Zinco;
  • Selênio;
  • Luteína;
  • Ômega 3.

Sem esses elementos, os tecidos oculares não podem ser mantidos adequadamente, algo essencial na conservação da saúde ocular

 

Tudo que você precisa saber sobre SAÚDE OCULAR

7. Limpe a maquiagem

O excesso de maquiagem nas pálpebras e áreas próximas aos olhos pode ter um impacto negativo dos produtos químicos que podem entrar no interior dos olhos.

É essencial remover esses produtos todos os dias, pois eles podem causar problemas de visão e impedir a oxigenação dos órgãos da pele e dos olhos.

8. Controle de pressão arterial, colesterol e diabetes

Pessoas com hipertensão, colesterol alto e diabetes têm maior risco de desenvolver vários tipos de doenças, incluindo doenças oculares. 

Esses são aspectos que devem ser levados em consideração para manter uma visão saudável e evitar causar outros problemas mais sérios.

9. Em idade avançada, mais prevenção 

É verdade que com o envelhecimento sofremos um declínio de qualidade visual, mas a área da saúde tem cada vez mais recursos clínicos e cirúrgicos para contornar muitas das alterações que ocorrem. 

Devemos, sim, pensar que o idoso pode desfrutar de uma vida acompanhada de boa visão, aproveitando-se de todos os novos recursos fornecidos pelo desenvolvimento da Optometria.

10. Conheça o histórico médico da sua família

Algumas doenças oculares são hereditárias, por isso é importante descobrir se alguém da sua família as teve. Isso pode ajudá-lo a determinar se você corre um risco maior de desenvolver um.

Lembre-se também de educar as crianças

Educar as crianças e conscientizar a sociedade sobre as medidas necessárias para cuidar dos olhos é garantir boa saúde visual para o futuro e prevenir inúmeras doenças visuais que, se você seguir esses mandamentos, poderá ser evitado.A implementação de todas essas recomendações pode reduzir o risco de sofrer algum tipo de deterioração nos olhos. Portanto, não hesite em incorporá-los à sua rotina; e não se esqueça de seguir as postagens do nosso blog para saber tudo sobre cuidados e saúde visual.

Conheça o Instituto Optométrico dos Olhos e agende uma visita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.​